Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 24/08/2020
Divulgação do resultado da avaliação: 16/09/2020




I - Informações importantes

  1. Todos os resumos deverão ser submetidos pelo site do congresso.
  2. Os resumos podem ser submetidos por médicos, estudantes e outros profissionais, membros ou não-membros da ASBAI.
  3. Serão aceitos até 02 trabalhos por inscrito como primeiro autor. Caso o resumo seja aceito para apresentação, esta deverá ser feita pelo primeiro autor.
  4. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja com a inscrição paga no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já submetido.
  5. Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em caso de desistência ou não comparecimento ao Congresso.
  6. Poderão ser incluídos até 10 autores para cada resumo. 

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve estar incluído entre os 10 autores listados

  1. Resumos de trabalhos muito semelhantes realizados pelo mesmo grupo devem ser evitados.
  2. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
  3. Os resumos deverão ser submetidos até às 23:59h do 24/08/2020 (Hora de Brasília) em seu formato final.  Após esta data não será permitida NENHUMA modificação no texto do resumo ou na lista de autores.

  4. A Comissão Organizadora e a Comissão de Trabalhos Científicos do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos resumos submetidos, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
  5. Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.


II. Instruções para preparação de resumos (apresentação oral ou pôster)

1. Título

O título deve ser conciso e refletir adequadamente o estudo a ser apresentado.  O título tem um limite de 250 caracteres com espaços.

2. A organização do resumo deve incluir as seguintes especificações:

A. Justificativa: Uma breve justificativa com o objetivo do estudo e hipótese a ser testada (preferivelmente 1-2 frases).
B. Métodos: Um resumo dos preditores e desfechos analisados, assim como os métodos utilizados.
C. Resultados: Um resumo dos resultados, incluindo dados quantitativos, apresentados com detalhes suficientes e com as devidas análises estatísticas para sustentar as conclusões. NÃO serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

D. Conclusões: Resuma o significado e impacto dos achados.  NÃO serão aceitas conclusões que contenham frases do tipo “os dados serão discutidos” ou “outros dados serão apresentados”. NÃO serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

 

3. Tabelas e gráficos NÃO são permitidos.

4. Relatos de Casos
Todos os Relatos de Casos que incluírem achados novos e/ou relevantes serão considerados para apresentação.  Descrição de casos rotineiros ou condições comuns NÃO serão aceitos para pôster ou apresentação oral. 
Os Relatos de Casos devem ser estruturados da seguinte maneira:

A. Justificativa: breve justificativa para a apresentação do caso.

B. Relato do caso: principais dados de propedêutica, evolução e exames complementares
C. Discussão: comentários sobre o caso descrito e o que de novo e/ou relevante.

 

5. O texto do resumo não deve exceder 2.000 caracteres com espaços.  

 

6. Os resumos devem ser submetidos na língua portuguesa. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas. É responsabilidade do autor a submissão do resumo correto, em linguagem clara e formato apropriado.

 

7. O autor poderá escolher, no momento da submissão, entre apresentação como tema livre ou no formato de pôster, entretanto a decisão final sobre a forma de apresentação cabe à comissão de trabalhos científicos.

 

8. A instituição onde o trabalho foi realizado, assim como o nome dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

9. Referências, agradecimentos e ajuda financeira NÃO devem ser mencionados no resumo.

 

10. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica.

 

11. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

12. Nomes comerciais de drogas não são permitidos, apenas o nome genérico ou princípio ativo, que deve ser escrito em letras minúsculas.
 



Temas

Para fins de análise e programação, os resumos serão divididos nas seguintes Áreas Temáticas

» Alergia Alimentar
» Alérgenos e Diagnóstico em alergia
» Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex
» Asma
» Autoimunidade e Transplantes
» Dermatite atópica e de contato
» Hipersensibilidade a medicamentos
» Imunodeficiências
» Imunoterapia
» Outros
» Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular
» Urticária e angioedema



III - Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

2) Clique no menu "Meus Trabalhos";

3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online;

4) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissão de trabalhos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

5) Assinale a modalidade preferencial = Apresentação Oral OU Pôster Eletrônico;

6) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar";

7) Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o autor que o submeteu, confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas essas informações estão corretas. Caso haja algum erro, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes. Atenção, você poderá realizar alterações em resumos já submetidos somente até a data limite para submissão. 

8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido;

9) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



IV - Aprovação dos resumos

Se o resumo for aceito para apresentação no XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, o autor responsável por sua submissão será comunicado por e-mail até o dia 16/09/2020. 

Os resultados também serão divulgados no site, na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos”.

A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;

 



V - Instruções aos trabalhos aprovados

Em breve.



VI - Cronograma das apresentações orais e exposição de pôster

Em breve. Os autores também receberão as instruções específicas por e-mail e pela área restrita – no menu Meus Trabalhos.

 



VIII - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados em versão online dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia e o suplemento será disponibilizado no site oficial do congresso.



VII – Premiação

-  PRÊMIO ERNESTO MENDES DE INCENTIVO À PESQUISA EM ALERGIA

Os Prêmios Ernesto Mendes têm por essência reconhecer o talento de jovens alergistas. Dentre os resumos que estiverem concorrendo e forem aceitos para apresentação no XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, serão escolhidos os cinco melhores na modalidade apresentação oral e os cinco melhores na modalidade pôster para concorrer ao prêmio. 

Os trabalhos serão apresentados em sessões especiais (uma para as apresentações orais e outra para os pôsteres), e julgados por membros da Comissão Científica do Congresso e Diretoria da ASBAI, que premiará os melhores trabalhos em cada modalidade.

Para concorrer, os resumos deverão ser OBRIGATORIAMENTE inscritos por primeiro autor com idade até 35 anos (completos até o primeiro dia do evento).  É necessário marcar a opção dentro do formulário de envio de trabalho: “Desejo concorrer ao PRÊMIO ERNESTO MENDES DE INCENTIVO À PESQUISA EM ALERGIA”.

O prêmio em cada das três categorias consistirá em certificado impresso e pacote completo para participação no XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, concedidos ao primeiro autor, que inclui inscrição, passagem e hospedagem durante o congresso.

 

- PRÊMIOS OSWALDO SEABRA E ANTONIO OLIVEIRA LIMA

Para concorrer a um destes prêmios, os participantes deverão obedecer ao seguinte regulamento:

1. DA FINALIDADE

Artigo 1º. O prêmio Oswaldo Seabra tem como finalidade estimular a pesquisa em Alergia Clínica; o prêmio Antonio Oliveira Lima tem por finalidade estimular pesquisa em Imunologia.

Artigo 2º. Poderão candidatar-se aos prêmios Oswaldo Seabra e Antonio Oliveira Lima sócios de qualquer categoria da ASBAI.

Artigo 3º. Os trabalhos deverão ser enviados até às 23h59min horário de Brasília do dia 24/08/2020, definido para submissão de trabalhos IMPRETERIVELMENTE.

Artigo 4º. Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma carta assinada por todos os autores em que conste:

1. Título do trabalho e solicitação de inscrição ao prêmio ao qual pretendem concorrer;

2. Concordância com o regulamento a ser seguido para concorrer ao referido prêmio, cuja entrega obrigatoriamente estará condicionada à publicação do trabalho completo nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia como Artigo Original.

3. Declaração de que o trabalho não foi submetido, não se encontra em avaliação e nem foi publicado em nenhum periódico nacional ou estrangeiro.

Pelo menos UM dos autores deverá estar inscrito no Congresso e quite com a Tesouraria da ASBAI.

3. DOS TRABALHOS

Artigo 5º. A redação dos trabalhos deverá obedecer RIGOROSAMENTE às normas estabelecidas para publicação nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia.

Artigo 6º. Não poderão concorrer trabalhos já publicados ou submetidos a revistas científicas.

Artigo 7º. Cada trabalho só poderá concorrer a um dos prêmios oferecidos durante o XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.

Artigo 8o.  Os autores interessados em apresentar os trabalhos durante sessão de apresentação oral no congresso, deverão fazer a submissão dos resumos atendendo às regras dispostas para tal.

4. DA COMISSÃO JULGADORA

Artigo 9º. Os trabalhos apresentados serão avaliados de forma anônima por uma Comissão Julgadora composta por cinco membros indicados pela Diretoria da ASBAI e pela Comissão Organizadora do Congresso.

Artigo 10º. Um dos membros da Comissão Julgadora será designado presidente e coordenará os trabalhos da Comissão.

5. DO JULGAMENTO

Artigo 11°. A Comissão Julgadora deverá obedecer aos seguintes critérios na avaliação dos trabalhos apresentados:

  • originalidade
  • importância do tema
  • atualização do tema
  • redação
  • objetivos propostos alcançados

Artigo 12º. A decisão tomada pela Comissão Julgadora sobre a escolha do trabalho premiado será considerada suprema, irrevogável e inapelável.

6. DA ENTREGA DOS PRÊMIOS

Artigo 13º. O trabalho vencedor de cada um dos prêmios será anunciado durante a sessão de abertura do XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.

Artigo 14º. Os prêmios serão entregues após a publicação do trabalho no AAAI e constarão de diploma e dos seguintes valores:

 

PREMIAÇÃO

Prêmio Oswaldo Seabra R$3.000,00 (três mil reais)

Prêmio Antonio Oliveira Lima R$3.000,00 (três mil reais)

 

ATENÇÃO

• Trabalhos inscritos para concorrer aos Prêmios Oswaldo Seabra e Antonio Oliveira Lima, automaticamente NÃO poderão concorrer ao Prêmio Ernesto Mendes de Incentivo à Pesquisa.



Trabalhos Premiados

Trabalhos Premiados: PRÊMIO ERNESTO MENDES DE INCENTIVO À PESQUISA EM ALERGIA

1º Lugar:

Título: EFEITO IMUNOMODULADOR DA SALIVA DE RHODNIUS PROLIXUS NA INFECÇÃO INTESTINAL CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII EM CAMUNDONGOS C57BL/6

Autores:

Roberto Augusto Pereira de Sousa / Universidade Federal do Triângulo Mineiro;

Jean Henrique Nunes de Paula / Universidade Federal de Uberlândia

Rafaela José da Silva / Universidade Federal de Uberlândia;

Thádia Evelyn Araújo / Universidade Federal de Uberlândia;

Iliana Claudia Balga Milián / Universidade Federal de Uberlândia;

Murilo Vieira da Silva / Universidade Federal de Uberlândia;

Marcos Vinícius da Silva / Universidade Federal do Triângulo Mineiro;

Carlo José Freire de Oliveira / Universidade Federal do Triângulo Mineiro;

Eloisa Amália Vieira Ferro / Universidade Federal de Uberlândia;

Angelica de Oliveira Gomes / Universidade Federal do Triângulo Mineiro;

 

2º Lugar

Título: FATORES ASSOCIADOS A SIBILÂNCIA RECORRENTE EM LACTENTES: HÁ DIFERENÇA ENTRE O SEXOS?

Wellington Fernando da Silva Ferreira / Pós-graduação em Saúde Coletiva-Universidade Federal do Paraná;

Gustavo Falbo Wandalsen / Universidade Federal de São Paulo;

Dirceu Solé / Universidade Federal de São Paulo;

Emanuel Sávio Cavalcante Sarinho / Universidade Federal de Pernambuco;

Décio Medeiros / Universidade Federal de Pernambuco;

Elaine Xavier Prestes / Universidade Estadual do Pará;

Paulo Augusto Moreira Camargos / Universidade Federal de Minas Gerais;

Nelson Augusto Rosário / Universidade Federal do Paraná;

Herberto José Chong-Neto / Universidade Federal do Paraná;

Ana Caroline Dela Bianca / Universidade Federal de Pernambuco;

 

 



Certificados

Após o congresso o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso. Importante: É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscrição informado acima, caso houver.

 

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS